Atualmente se tornou comum se falar em ecologia, mas olhando o uso desse termo com as devidas aplicações das nossas ações do dia a dia é notório e fácil de se perceber que existe algo de muito estranho entre os textos e projetos bem elaborados e a prática em nossa sociedade.
Frente do Centro Administrativo da Secretaria da Educação, Cultura e do Desporto do Estado de Sergipe. Onde se ver atualmente palmeiras eram árvores frondosas plantadas a mais de trinta anos |
Passados alguns anos, foi necessário uma reforma do calçadão e estranhamente as árvores que foram inicialmente plantadas em consonância como o movimento ecológico do momento foram simplesmente arrancadas e substituídas por pequenas palmeiras. Com a última reforma no calçadão até as palmeiras sumiram !
Recentemente passei em frente ao Centro Administrativo da Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc) e estranhei que as árvores existentes no local foram substituídas por pequenas palmeiras com a reforma da parte frontal da construção !
Em todas essas ocasiões o termo ecologia vem sendo usado para justificar a substituição de antigas árvores por palmeiras quando o interesse não é ecologia e sim construir um ambiente arquitetônico do interesse visual para construção.
As árvores arrancadas serviam de sombra para as pessoas e para estacionarem os carros. Por natureza as árvores facilitam a permeabilidade do solo e regulador térmico (já que geram sombras).
Trabalhei nesta secretaria em uma sala que ficava bem ao lado de uma dessas árvores e lembro perfeitamente que ela servia de moradia para os pássaros. Tinha até um ninho deles e a árvores dava pequenos frutos que serviam de alimento para os pardais. Lembrar que movimento ecológico também se diz respeito a preservação dos animais e que os pássaros também fazem parte dessa preocupação ecológica.
A barraquinha de vender lanches rápido ficava localizada embaixo de uma árvore frondosa e ela usava somente um sombrero !!! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário