Santo Antônio - O Santo Fujão
A atual cidade de Itabaiana(SE) tem como padroeiro Santo Antônio, conhecido como o Santo Casamenteiro e também como o responsável pela atual localização da cidade. De acordo com os moradores da região, quando a primeira povoação ainda era próxima a serra, na Igreja da época, o Santo Antônio fugia durante a noite e se escondia em um pé de árvore onde fica localizada a atual igreja matriz na sede do município.
Durante várias vezes, o santo fugia durante a noite e se escondia onde atualmente fica a igreja matriz da cidade. Ironicamente , o Santo deixava um rastro visível durante a fuga. Devido a insistência do santo, os moradores da época resolveram construir a atual igreja. Foi então que o santo se acomodou, deixou de efetuar as tradicionais fugas e a cidade passou a crescer nos arredores da igreja originando o que hoje é a atual cidade de Itabaiana.
Atualmente, o Santo Antônio é o santo padroeiro da cidade, santo casamenteiro e é também padroeiro dos motoristas. É um caso fora dos padrões, já que o Padroeiro dos motoristas a nível nacional é São Cristóvão.
TEXTOS RELACIONADOS:
Os Cebolas, as lendas e os mitos I - Santo Antônio - O Santo Fujão
Os Cebolas as Lendas e os mitos II - O Carneiro de Ouro
Os Cebolas as Lendas e os mitos III - As Minas de Ouro e Prata
Os Cebolas as Lendas e os mitos IV- A cidade poderia se acabar debaixo dágua!
Os Cebolas as Lendas e os mitos V - O Mito do Pesadelo
Os Cebolas as Lendas e os mitos VI - Ganhando uma Botija
Os Cebolas as Lendas e os mitos VII -Lampião nunca esteve aqui!
Os Cebolas, as Lendas e os mitos VIII - A lenda dos raios e das pedras arredondadas
EBook (Livro eletrônico) com todos os contos neste endereço:
Texto original:
Nenhum comentário:
Postar um comentário