Todas vez que acontece greves dos professores, escuto algumas manifestações, de alguns cidadãos, que não vejo ninguém respondendo ou mesmo questionando as declarações dessas pessoas. As vezes , essas declarações são feitas nas redes sociais (internet). com frases que podemos citar: "se estão achando ruim por que não pedem demissão" e "vão trabalhar vagabundo".
Essas manifestações, em desaprovação as greves dos professores (acontecem com outras categorias), é em decorrência da criminalização das manifestações populares pelos meios de comunicação. É claro que você pode questionar: mas, eu nunca vi nenhum meio de comunicação dar alguma nota contra as greves do professores? No caso dos professores, essa criminalização não é tão explicita e ocorre por omissão de algumas informações por parte da imprensa e até do governo.
Primeira frase:
"se estão achando ruim, por que não pedem demissão??" (no setor público a demissão se chama exoneração).
Quantas notícias você já viu nas televisões, rádios, jornais e internet sobre a quantidade de professores que pedem exoneração durante o decorrer do ano? Em decorrência, dessa omissão, as pessoas acham que nenhum professor ou funcionário público pede pra sair do emprego durante o decorrer do ano por motivos de salário.
E em relação aos professares que deixam os cargos em decorrência das aposentadorias, quantas estatísticas e números são mostrados nos noticiários?
Inclusive, é comum algumas pessoas se questionarem por que tanto concurso público para professores se o número de matriculas estão caindo assustadoramente? Isso ocorre pelo simples fato que geralmente a grande imprensa omiti as informações questionadas anteriormente: as exonerações e aposentadorias dos professores.
Quanto a segunda frase
Acredito que seja decorrência da primeira, como os professores, mesmo estando insatisfeito, não pedem pra sair do emprego (as pessoas acham isso por não sair nenhuma informação na grande imprensa), passa a ideia que estão apenas procurando motivos para não ir trabalhar e o mais importante, não sabem que uma greve é muito mais cansativa e estressante que o dia a dia no trabalho, pelo menos para aquelas que realmente fazem a greve.
Claro, existem os oportunistas que se aproveitam, por ocasião da greve, para viajar ou resolver problemas particulares e esses são tomados como exemplo, pela grande imprensa, como representantes de toda categoria e indiretamente utilizados para se criar uma falsa opinião pública em relação aos professores..
Eu sempre costumo dizer que a imprensa não precisa criar fatos mentirosos, basta omitir algumas fatos e mostrar as informações pela metade para que os ouvintes se encarreguem de gerar as falsas premissas e disseminar assim uma mentira, ou seja, uma das maneiras da imprensa mentir e ocultando alguns fatos!
Vou contar um caso que aconteceu que exemplifica o que estou afirmando:
Quando fui estudar na UFS (Universidade Federal de Sergipe), era obrigado a viajar todos os dias da cidade onde residia (Itabaiana-SE) até a cidade de Aracaju-SE. Neste período ocorreu uma greve dos alunos e paralelamente estava ocorrendo a greve dos bancários. Por ocasião desta greve o então governador, da época, tinha viajado para Brasília. Os grevistas se organizaram para fazer uma manifestação no Aeroporto Santa Maria (Aracaju) para recepcionar o governador no retorno de viagem. Coincidentemente ,os chamados correligionários do governador, planejaram uma recepção de boas vindas.
Na chegada do governador, ao aeroporto, tinha duas manifestações, uma com gritos de ordem e outra aplaudindo. A chamada imprensa local, principalmente a televisão, entrevistou os lideres dos grevista e os lideres dos correligionários.
Quando terminou as manifestações retornei para casa, contei a minha mãe que estavam ocorrendo greves na Universidade e também dos bancos e que aconteceu uma manifestação e que a noite iria passar no jornal da Televisão.
A parte mais importante desta história é que o apresentador deu a notícia, do retorno do então governador, da seguinte maneira: Governador do Estado é recebido com festa ao retornar de Brasília. Simplesmente ele omitiu a parte da manifestação que gritava palavras de ordem contra o governador e sequer foi mostrado qualquer entrevista dos lideres da greve!!!!
Resultado, passei por mentiroso perante a minha mãe que me indagou: você está inventando coisas menino, no jornal nem sequer foi falado dessas manifestações de grevistas contra o governador!!!!
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
Texto original: DEBATENDO A EDUCAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário