Convento que fica na Praça São Francisco |
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, lembrou da importância arquitetônica da praça, construída entre os séculos XVI e XVII, e, por isso, representante de um estilo singular, ibérico. “[A praça] é um registro único e autêntico de um fenômeno urbano singular no Brasil, período durante o qual Portugal e Espanha estiveram unidas sob uma única coroa”, contou, se referindo ao período que o Brasil colônia estava sob o domínio de Felipe II e Felipe III.
Segundo o Iphan, “a Praça de São Francisco demonstra de forma singular a fusão das influências das legislações e práticas urbanísticas espanhola e portuguesa na formação de núcleos urbanos coloniais”. E completa: “Desta forma, sua autenticidade está explícita em seu desenho, entorno, técnicas, uso, função, e contexto histórico e cultural.”
A Praça de São Francisco se tornou, assim, a 18º patrimônio brasileiro reconhecido pela Unesco. Os outros são 11 bens culturais e sete bens naturais, dentre eles, Ouro Preto (MG), Olinda (PE), Salvador (BA), Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), São Luís (MA) e Sete Missões (RS).
TEXTO RETIRADO NESTE ENDEREÇO: Revista de Histórica.com.br
Muito bom, parabéns pelo espaço à história e pela sua importância na construção de nossa identidade.
ResponderExcluirSaúdo-o. Luta-Paz e Pão, Alex Prado.