Desde criança sempre ouvia dos mais velhos que o galo canta anunciando o raiar do dia. Segundo alguns, sempre que o sol começa iluminar a noite e mostrando o dia o galo anuncia: o sol veeeeeemm cheeganaaannndo! O dia vemmmmm raiannnnndo ! Segundo os professores, o galo não é o único animal a marcar o tempo usando o sol e também os humanos criaram a marcação das horas baseado no Sol.
Para se marcar as horas do nosso dia a dia foi usado o aparecimento do sol. Dividiu-se o dia em vinte quatro horas, sendo doze horas com presença da luz solar e outras doze horas com ausência da luz solar. Mas essa divisão não é perfeita e ocorrem duas imperfeições: uma é que o dia e noite de doze horas só ocorrem na chamada Zona do Círculo Imaginário do Equador, a outra é que a contagem das horas foi feita com base no giro do Movimento de Rotação da Terra e esse movimento não é realizado em vinte quatro horas exatas, mas em 23h 56min 04s. Como seria muito difícil acompanhar as horas do jeito que a natureza apresenta, eles adaptaram (arredondaram) as horas para facilitar o dia a dia dos animais racionais (os humanos).
É costumas as pessoas das áreas rurais usarem o canto do galo como marcação anunciando o amanhecer do dia. O problema é que usar o canto do galo para saber que o dia amanheceu também não é uma coisa exata e ocorrem imperfeições: o galo nunca informa o amanhecer em uma hora igual todos os dias, canta durante a tarde e às vezes durante a noite (mesmo na ausência da luz). O impressionante é que os nossos antepassados, livros e filmes vendem como verdadeiro que o galo canta ao amanhecer do dia anunciado a chegado do sol: o sol veeeeeemm cheganaaannndo! O dia vemmmmm raiannnnndo ! Só que isso não é verdadeiro, o galo canta para demonstrar quem é que manda no terreiro. Podem observar que em qualquer terreiro o galo antes de cantar sempre sobre em um lugar alto (geralmente o mais alto) e só depois ele anuncia: aqui sou euuuuuuu que maannnnnndo !!! Aqui sou euuuuuuu que maannnnnndo !!!
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
Belo texto meu irmão. Gostei.
ResponderExcluirAcho que meu galo desafinado, do meu texto, era assim também. rsrs
ResponderExcluir