terça-feira, 7 de julho de 2015

A descoberta do Brasil !



Ainda é comum encontrarmos, nos livros didáticos, que o Brasil foi descoberto no dia 22 de abril de 1500 (século XVI). Nossos professores ensinam (nos dizem) e os alunos aprendem (decoram) e todos saem com a nítida ideia que foi descoberta nesta data é por que, antes, ninguém sabia da existência do mesmo. Isso do ponto de vista dos europeus. Afinal de contas, existiam milhões de nativos (índios) vivendo nesse novo continente!

Nestas histórias escritas (livros e derivados) ou orais (aulas e palestras) se fala sobre os Tratados celebrados entre Espanha e Portugal e sempre passam a ideia que eles ainda não sabiam da existência das terras que serão descobertas. Entre esses tratados o mais conhecido é o Tratado de Tordesilhas (1494), onde ficou definido que as terras descobertas a leste do Paralelo de Tordesilhas iriam pertencer a Portugal e as terras a oeste iriam pertencer à Espanha. Vejam bem, os representantes do governo espanhol e português assinaram tratados de terras que não sabiam da existência! Vocês acreditam mesmo que eles assinaram tratados para explorarem terras que não sabiam existir? Alguém em sã consciência assinaria um tratado de alguma coisa que pensa não saber existir?

Já faz algum tempo que é de conhecimento, científico, a existência destas terras muito antes da assinatura destes tratados. Já era de conhecimento dos europeus, principalmente franceses, a existência de terras no Oceano Atlântico e era comum o comércio da tinta vermelha e móveis, fabricados do pau-brasil, entre os franceses e holandeses. Existem vários documentos comprovando que os franceses faziam comercio com os nativos na América. O que os franceses e europeus imaginavam era que as terras, existentes, eram ilhas no Oceano Atlântico e ainda não se davam conta que as terras na realidade é um imenso continente.

Na Região Norte e parte da Região Nordeste, os habitantes creditam a descoberta do Brasil ao espanhol Vizente Yáñez Pinzón. Na realidade, nosso país foi descoberto (tomado posse) na parte oeste de Tordesilhas pelos espanhóis e na parte leste pelos portugueses. Infelizmente nas nossas escolas a descoberta dos espanhóis (que chegaram primeiros que os portugueses) é ocultada nos nossos livros de história e o mais grave é que na realidade dois espanhóis (Vizente Yáñez Pinzón e Diogo de Lepe) chegaram, as terras brasileiras, primeiro que Pedro Álvares Cabral.

Mesmo nos tempos atuais, os nossos livros de História e Geografia trazem a informação que o Brasil foi descoberto em 1.500 (século XVI) e a América em 1457. Essas informações levam a termos perguntas um pouco constrangedores por parte de alguns alunos mais observadores. Já fui questionado várias vezes como pode o Brasil ser descoberto em 1500 se a América foi descoberta em 1457? A pergunta do aluno tem certa lógica. Sabiam da existência de um continente e não sabiam da existência do Brasil! É claro que os portugueses sabiam que existia um continente, mas eles não sabiam que as terras que eles descobriram fazia parte do continente. Eles pensaram ter descoberto uma grande ilha e só posteriormente ficou esclarecido que fazia parte de algo maior, um continente.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia

Endereços (Sites) pesquisados:
Controvérsias sobre a descoberta do Brasil 
Afinal, quem descobriu o Brasil, Pinzon ou Cabral?

Textos relacionados:

10 comentários:

  1. Obrigado pelas informações adicionais e pelo seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. leitura, leitura, passatempo informativo, e questionador

    ResponderExcluir
  3. A farsa do descobrimento do Brasil

    Informacao nao e' conhecimento.
    Conhecimento sem acao e' algo inutil.

    O blogger consegue travar meu PC com 4Gb
    de RAM, mas me limita o comentario em 4kb.

    Segue no link abaixo o comentario sobre
    o tema:

    http://pastebin.com/Qi4SNmwu

    []s ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser problema de configuração do seu PC. O meu tem somente dois giga e está com desempenho bom!

      Excluir
  4. A caminho da Índia, a frota capitaneada por Pedro Álvares Cabral enfrentou grande calmaria e foi arrastada por correntes para o Atlântico Sul que banha a América Latina, depois que começou a ventar e continuar rumando a sul, avistaram terra e aportaram terra que hoje chamamos de Brasil

    ResponderExcluir
  5. Este cavalheiro devia, no mínimo, saber que franceses, holandeses e ingleses, em finais do século quinze, princípio do século dezasseis, não tinham muito mais que barcos a remos e que à vela apenas navegavam à vista de terra. Como é possível afirmar que os primeiros europeus a chegar ao Brasil foram franceses e holandeses, povos que apenas saíram para o mar cem anos depois dos portugueses e cinquenta anos depois dos espanhóis!... Pena que estas baboseiras sejam permitidas no facebook, que influenciam milhões de pessoas. Para agravar, ditas por indivíduos que se intitulam de "professores"!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ler o testo atentamente e procurar se atualizar. Primeiro falo em holandeses fazendo comércio com os franceses e não navegando em nossa costa (mas já navegavam no Caribe). E é sabido de todo professor de história (também lecionei história) e existe vários documentos e peças de pau-Brasil (com mais de quinhentos anos), nos museus franceses e holandes, que comprovam que os navegantes franceses tinha contatos com os nativos no litoral do nordeste do Brasil (nos livros universitários é informação corriqueira). ALÉM DE DESINFORMADO É ARROGANTE!!!

      Excluir
    2. Qualquer historiador barato sabe que os franceses viviam visitando as costas do nordeste do Brasil antes da chegada dos portugueses e para piorar a situação isso aqui não é facebook!!! Mais um voador!!!

      Excluir
    3. Manoel Carvalho: Os livros de história do Brasil registram a primeira invasão francesa em 1555, no litoral do Rio de Janeiro. Antes de falar besteria tentando desqualificar qualquer profissional é melhor se informar.

      Excluir