Está se tornando comum nas, grandes cidades, se retirarem os canteiros centrais das avenidas, se retirarem ou diminuírem o tamanho das calçadas para darem lugar aos carros. |
A falta de Mobilidade Urbana, nas nossas grandes cidades, geralmente, é colocada como consequência da grande quantidade de veículos circulando na cidade. Mas, será que é só isso, ou é a falta de planejamento, somada a existência de uma visão deturpada do que é progresso e do que é ser uma cidade moderna? Basta ver que algumas pessoas tendem a achar que a existência de tantos viadutos em uma cidade é sinal de progresso e modernidade!!!
Vamos fazer um histórico de como o trânsito ficou caótico na maioria das nossa grandes cidades e até mesmo em cidades de porte médio. Alias, o que faz o transito ficar caótica não é: o tamanho da cidade, e sim, a grande quantidade de veículos existentes por habitantes , aliado a falta de planejamento do espaço urbano. Claro, para isso tem o problema cultural do que é uma cidade moderna e com progresso
Sempre estamos denunciando e sentindo as consequências da falta de Mobilidade Urbana e quando se observa atentamente, iremos notar que algumas medidas que poderiam para se minimizar o problema das dificuldades no deslocamento dentro das nossas cidades não são implantados por nossos administradores, entre elas:
Vamos fazer um histórico de como o trânsito ficou caótico na maioria das nossa grandes cidades e até mesmo em cidades de porte médio. Alias, o que faz o transito ficar caótica não é: o tamanho da cidade, e sim, a grande quantidade de veículos existentes por habitantes , aliado a falta de planejamento do espaço urbano. Claro, para isso tem o problema cultural do que é uma cidade moderna e com progresso
Sempre estamos denunciando e sentindo as consequências da falta de Mobilidade Urbana e quando se observa atentamente, iremos notar que algumas medidas que poderiam para se minimizar o problema das dificuldades no deslocamento dentro das nossas cidades não são implantados por nossos administradores, entre elas:
- Falta de melhor distribuição dos órgãos pertencentes ao Estado e os órgãos pertencentes aos municípios;
- falta de uso e incentivo ao transporte ferroviário;
- falta de construção de avenidas de escoamento do trânsito;
- uso de faixas exclusivas para passagem de ônibus;
- exigência nas construções de novas edificações com garagens e estacionamentos para visitantes;
- construção das novas avenidas com ruas paralelas de escoamento de transito;
- construção de ciclovias sinalizadas;
- controle de trânsito;
- falta de sinalização adequada em locais de muito movimento de pedestres e automóveis;
- construção de calçadas tecnicamente padronizadas levando em consideração a locomoção dos pedestres.
Claro que nosso administradores não abandonam as alternativas citadas acima por mera falta de conhecimento e sim por pressão de vários setores da sociedade. Cada setor da sociedade tem seus motivos e interesses para que os itens acima sejam ou deixem de ser respeitados, entre eles podemos citar:
a) especulação imobiliária; b) interesses comerciais; c) pressão da impressa; d) interesses políticos; e) formação cultural.
As vezes se concentram várias empresas estatais e privadas, em determinados locais, visando valorizar os terrenos próximos, tornar o comércio mais movimentado, mais rentável e a região mais segura! Na realidade estão organizando o espaço e se aproveitando da formação cultural e informações passada pelos meios de comunicação visando atender os interesses financeiros em primeiro lugar.
a) especulação imobiliária; b) interesses comerciais; c) pressão da impressa; d) interesses políticos; e) formação cultural.
As vezes se concentram várias empresas estatais e privadas, em determinados locais, visando valorizar os terrenos próximos, tornar o comércio mais movimentado, mais rentável e a região mais segura! Na realidade estão organizando o espaço e se aproveitando da formação cultural e informações passada pelos meios de comunicação visando atender os interesses financeiros em primeiro lugar.
Entrada do Hipermercado GBarbosa em Aracaju(SE) |
Os interesses em organizar os trânsito e orientar o crescimento da cidade, visando interesses imobiliários e comerciais em primeiros lugar, são os mesmo interesses que levam a criarem uma cidade sujeita a grandes congestionamentos no trânsito e grandes alagamentos em época de chuvas.
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
Textos relacionados:
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (I)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (II)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (III)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (IV)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (V)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (II)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (III)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (IV)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (V)
Olá, tudo bem? O governo petista incentivou a indústria automobilística. Incentivou o uso do transporte individual. Uma tragédia!!! Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPelo visto você acha que o governo petista deveria proibir o uso de carros!!! O coreto não seria todos os administradores, petistas ou não, trabalharem para que a cidade tenham mobilidade visando o bem está da população em vez de direcionar todas as obras para valorizar terras e agrupar pessoas visando aumentar o comércio em detrimento da qualidade de vida?
Excluir